sexta-feira, 15 de abril de 2011

A boa do final de semana é MERGULHOOOOOO!!!

Final de semana de muito sol e você não vai ficar em casa de braços cruzados assistindo televisão, né?!
Já pensou em fazer uma viagenzinha rápida para uma cidadezinha bem aqui pertinho e descobrir um mundo diferente? 

MERGULHOOOOOO!!!

Já fez?! Caso não, este final de semana de sol é uma boa oportunidade.

O mergulho, assim como o surf, foi um dos primeiros esportes aquáticos de natureza que conquistou os brasileiros. Chegou no Brasil há 50 anos, através de equipamentos rústicos trazidos pelos pilotos de companhias aéreas principalmente dos EUA. Nos anos 60, alguns brasileiros começaram a desbravar o terreno por aqui, depois vieram os cursos realizados no Exterior e repassados para mergulhadores brasileiros, que começaram a se formar instrutores e donos de escola. E por eles que foram formados os 22 mil mergulhadores brasileiros.

As certificadoras internacionais chegaram, as nacionais foram criadas, as escolas com seus cursos básicos e de aperfeiçoamento, os equipamentos mais recentes. Daí, as associações de escolas, lojas, importadores, hotéis e pousadas preparadas para este público, points nacionais internacionalmente reconhecidos e visitados. Um mercado de esporte e lazer consolidado que movimenta o país há pelo menos 30 anos.

O mergulho é a atividade que traz o homem ao meio que lhe é mais estranho, e ao mesmo tempo, mais familiar: a água. Nosso corpo é composto de água por quase sua totalidade e 1/3 do planeta é água também. Mesmo assim, o ser humano não consegue respirar o oxigênio contido neste precioso líquido; para estar nele e viver as mais incríveis experiências, precisa de ar.

Com a tecnologia a seu favor, conseguimos equipamentos que nos levam às profundezas e permitem ficar mais tempo debaixo d'água. O turismo subaquático, o mergulho esportivo e competitivo, o mergulho de resgate histórico e arqueológico e o mergulho profissional são algumas das possibilidades.

Como o assunto é lazer, relaxamento, divertimento, contemplação, beleza e adrenalina, o principal é turismo sub. E quais os caminhos para que você o pratique.

Para mergulhar em mares, rios ou lagos, você deve primeiro saber que vai entrar em contato um mundo silencioso, como diria Jacques Costeau, que tanto divulgou a atividade no século passado. Depois, precisa escolher o tipo de mergulho que vai fazer, o curso mais indicado para seu caso, uma certificadora, os equipamentos e, por fim, os points mais interessantes, No Brasil e no mundo.”


E que tal aproveitar para praticar esse esporte e conhecer Arraial do Cabo, conhecida como a capital brasileira do mergulho?! Segundo o instrutor de mergulho, Gregório Matos, o mês de abril é a época do ano em que as águas ficam mais claras devido ao fim das chuvas de verão. E ele ainda recomenda: “tem gente que vem pra Arraial a fim de aventura, e no mergulho as pessoas não apenas encontram aventura como paz de espírito. O mergulho para mim é uma verdadeira ioga.”

Eu já apostei nessa idéia e fiz o meu passeio em janeiro. Quer uma dica?! Fica num albergue que sai baratinho, afinal você vai passar o dia inteiro de baixo d’água mesmo!

Gruta do Atalaia

Praia Perfeita, na Ilha do Farol

Arraial do Cabo

Treinando os sinais do mergulho

Preciso dizer que é sensacional?

Assim que mergulhei foi o primeiro animal que admirei. Nadou ao meu lado!

Fenda de Nossa Senhora

Mari Kiss fantasiada de baleia azul

Águas cristalinas... isso justifica o meu sorriso!

Encantada com Arraial

Gruta Azul

Surfista de areia, é muito divertido!

 
Tudo azul em Arraial do Cabo
Já dizia o poeta Fagner... "quem me dera ser um peixe"

Marley e eu

Praia do Forno

Pôr do Sol da Praia Grande

Instrutor Gregório Matos

VIDA

Marianna Kiss

Fotos: Marianna Kiss e Marcelle Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário