O Nucine João Uchôa como uma produtora de cinema institucional da Unesa, tem o dever de se atualizar no mercado, assim como proporcionar aos seus alunos experiências e aprendizados como a deste mês de março participando das agendas do Rio Content Market 2016.
O evento é um grande laboratório prático e profissionalizante, princialmente para os alunos. As novas tendencias do mercado, as novidades e os representantes das áreas de audiovisual estão presentes no evento e isso é insubstituível.
Se quiserem saber um pouco mais do evento no olhar de aprendizado, leiam
os textos produzidos pelos alunos de Cinema da Estácio do campus João
Uchôa e a importância.
Saiu no blog da Estácio.
Saiu no blog da Estácio.
http://estaciocinema.com.br/estudantes-de-cinema-participam-do-rio-content-market/

#riocontentmarket #riocontentmarket2016
Textos, solicitados por Cátia Castilho, coordenadora de produção do Nucine João Uchôa.
Por Ricardo Estevam
7º período de Cinema do Campus João Uchôa.
Por Jacqueline Durans
2º período do Curso de Cinema do Campus João Uchôa
Textos, solicitados por Cátia Castilho, coordenadora de produção do Nucine João Uchôa.
Por Ricardo Estevam
7º período de Cinema do Campus João Uchôa.
"Rio Content Marketing 2016 foi um aprendizado sobre o funcionamento do pitching.
Em um ano em que garantirei o diploma de bacharel em cinema, estando a
um passo do mercado profissional do audiovisual, participar de eventos como o
RioContentMarketing 2016 agrega conhecimentos importantes na bagagem.
Paralelo aos debates e mesas promovidas durante os três dias de duração do
evento, se destacaram as sessões de pitching que aconteciam diariamente no final
da tarde. Um panorama para projetos de ficção, doc-factual e de animação.
Para qualquer universitário, prestes a se formar, o contato com questões
mercadológicas é extremamente enriquecedor para o seu futuro profissional.
Considero que as sessões de pitching do RioContent contribuíram para a minha
formação no geral, pois como produtor audiovisual é necessário conhecer as
metodologias para apresentação e venda de um produto. Nessas sessões foi
possível identificar as técnicas utilizadas para a apresentação – sobre a retórica,
tempo, vocabulário e material gráfico e visual, indispensáveis para o processo.
Percebe-se que existe um formato para a apresentação no pitching. É
preciso falar sobre a produtora que está fazendo a proposta, falar sobre a história,
definir targets e público alvo. Além, é claro, de uma justificativa do projeto. O
pacote gráfico do material de divulgação, com suas ilustrações e cores, já
endossa a proposta do projeto. Aliás, esse é um ponto importante para o
julgamento, pois já mostra como o produtor trata e mostra o seu produto. O
material em vídeo, que é um teaser promocional do projeto, sintetiza propostas
conceituais e de estética, imprescindível numa apresentação de pitching.
É preciso constatar como esses encontros são importantes não só para
universitários e futuros profissionais da área audiovisual. O evento promove a
aproximação de produtores e exibidores que já estão no mercado, fomentando o
negócio audiovisual. O evento traz ainda seminários importantes que mostram o
panorama audiovisual nacional e internacional. O diálogo com as novas mídias
também se fez presente. É o mercado se aperfeiçoando e se adaptando as
constantes mudanças da área audiovisual. O RioContent Marketing, para
universitários, produtores, exibidores, empresários, canais de televisão e
anunciantes, se mostra extremamente necessário. Como universitário a
experiência foi enriquecedora".
Por Jacqueline Durans
2º período do Curso de Cinema do Campus João Uchôa
"O meu primeiro"Rio"Content"Market"– 2016
Considero um privilégio, a oportunidade de neste momento, enquanto
estamos pensando e fomentando uma indústria do audiovisual brasileiro,
participar deste que reconhecidamente, é um dos três maiores eventos do
setor no mundo.
Durante três dias, participei de várias atividades, estive em contato
com profissionais e pude apreender através de suas experiências de
sucesso e fracassos, encontrei amigos e somei novos coworkings à minha
network. Ampliei desenvolvi meu vocabulário, contatos e minhas
possibilidades no meu processo como estudante para a criação e direção
de conteúdos para cinema e TV.
Entre as atividades que tive acesso estão: Apresentação do programa
Venture Fórum que apresenta o olhar do investidor e como ele avalia um
produto e julga se é interessante e vale a pena receber investimento. Os
pitchings e os feedback dados (investidores, emissoras) tanto para as
produtoras quanto para os criadores é uma lição a parte, que torna o
sistema mais justo, já que nos mostra de modo claro quando uma produtora
ou um criador preparou sua apresentação e seu projeto está maduro.
Lamentei muito não ter acesso há algumas atividades das salas 1 e 2
como: Baby Boom Incubadoras Criativas; TV Aberta & TV Paga; E nós
para onde vamos; Cinema sob demanda; Talento como Capital;
Eventos como este, nos localiza e nos alerta para a ascensão e
possibilidades de
desenvolvimento, geração de empregos. Um mercado, que a cada dia se
profissionaliza mais, oferecendo artistas, criadores, técnicos e
serviços, com knowKhow de ponta, para que possam atender as demandas de
um mercado que está sendo construído.
Obrigada pela oportunidade, foi super válida".
Caio Alvarenga
6º período do Curso de Cinema do João Uchôa
"EXPERIÊNCIA RIO CONTENT MARKET
Sempre tive muita vontade de participar do RioContentMarket. É o maior evento
do mercado audiovisual da América Latina. Como estudante, é muito importante ter
esse contato com o mercado audiovisual.
Fiquei muito contente em participar do evento. Pude ter uma dimensão mais
clara do tipo de conteúdo que está sendo investido e procurado pelos canais. Além de ter
um panorama mais claro a respeito das novas mídias.
Ter assistido os pitchings foi de extrema importância e aprendizado. Eu gosto de
criar conteúdos audiovisuais, projetos e roteiros e os pitchings provavelmente estarão
presente na minha vida profissional. Então foi incrível poder observar como os projetos
foram preparados e apresentados. Percebi a importância que os teasers tinham, eles
mostravam os conceito do projeto, a atmosfera e deixavam todos instigados.
Os comentários dos jurados também foram importantes e construtivos, pude
perceber o que era bem vindo ou não numa visão mais comercial, preocupada com o
retorno do espectador e dos investidores.
Outro ponto interessante, foi o espaço que o a internet teve no evento, já que as
novas mídias também são uma forma de entretenimento rentável. Sendo assim, foi
ótimo poder conhecer o perfil desses jovem que se tornaram virais no "YouTube". Saber
como começaram, quais eram as perspectivas que tinham, os recursos, e como eles são
hoje como investidores, criadores de conteúdo e como eles administram seus canais.
Enfim, ter participado do RioContentMarket2016 me trouxe um primeiro
contato com o mercado principalmente televisivo, que eu não possuía antes. Todas as
palestras e os pitchings foram de extrema importância e contribuíram
para meu aperfeiçoamento acadêmico e profissional".
Por Cátia Castilho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário