segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Temos um time de Mulheres chegando na iniciação científica no nosso Curso de Cinema do João Uchôa!

Mais um grupo no programa de iniciação científica do nosso Curso de Cinema Estácio João Uchôa permitindo aos nossos alunos de graduação o contato com a pesquisa acadêmica.

Parabéns a nossa Professora de Direção de Arte, Cenografia e Figurino Nívea Faso!
Parabéns para as alunas selecionadas que formam esse time de mulheres cheio de ideias e discussões para o experimento da carreira acadêmica.


O Grupo de Pesquisa "Cinema e materialidades no âmbito da Direção de Arte: A comunicação visual na análise diegética" é orientado pela nossa Professora Nívea Faso e tem três alunas orientandas,  Isadora Meneses, Laura Beatriz e Priscila Gomes Freire.


 Isadora Meneses, Laura Beatriz, Nívea Faso e Priscila Gomes Freire
Foto de Robson Oliveira.



O Guia do Estudante publicou a importância da iniciação científica para o aluno de graduação com passo a passo.  Confira no link abaixo.

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/vida-universitaria/como-funciona-a-iniciacao-cientifica/





segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Professores e alunos de Cinema Estácio João Uchôa tem seus projetos publicados em Portugal no Avanca Film Festival 2019.

Entre os dias 25, 26 e 27 de julho deste ano o nosso Professor, orientador e coordenador do curso de cinema do campus João Uchôa Francisco Malta, esteve presente em Portugal no Avanca Film Festival representando seu projeto de pesquisa de doutorado e o projeto de iniciação científica do curso de cinema com dois alunos.  Apresentou ainda o projeto do professor Wilson Oliveira que tem um aluno orientando.
Nossos alunos tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com uma pesquisa acadêmica publicada no catalogo de Avanca.


O Grupo de Pesquisa "Dos games à realidade virtual" é orientado pelo nosso Professor e Coordenador de Cinema Francisco Malta com dois alunos orientandos Renan Oliveira e Fernando Rodrigues.
Renan Oliveira, Francisco Malta e Fernando Rodrigues.

Prof. Francisco Malta apresentando o Projeto dele e os alunos em Avanca.




 
O Grupo de Pesquisa "O cinema expandido e suas novas modalidades: Usos no ensino do audiovisual" é orientado pelo nosso Professor Wilson Oliveira e o aluno é o Gabriel Falcão.

 Wilson Oliveira, Gabriel Falcão e Francisco Malta(coordenador do Curso de Cinema)

Prof. Francisco Malta em Avanca representando o Professor Wilson Oliveira e o aluno Gabriel Falcão




Catalogo Avanca


 O Guia do Estudante publicou a importância da iniciação científica para o aluno de graduação com passo a passo.  Confira no link abaixo.



Por Cátia Castilho
Núcleo de Cinema João Uchôa

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O curta universitário "Um Jardim Singular" está no MoMA em NY e no Ancelmo Gois!!!

O único representante do Brasil no MoMA foi produzido por alunos do Curso de Cinema do João Uchôa - UNESA.
É mais uma para o curta "Um Jardim Singular" de Monica Klemz e equipe. 
O filme foi contemplado no Edital Elipse de 2017 e desde então abriu 60 janelas nacionais e internacionais tendo premiações importantíssimas. 
A obra já teve artigo em congressos, críticas no Brasil e no exterior publicadas, notas de divulgações em vários canais e agora o  coordenador do curso de cinema, Francisco Malta e também orientador deste projeto, não abriu mão da tão aguardada nota na coluna de Ancelmo Gois.





Documentário universitário gravado no Rio vai passar no MoMA, em NY

POR ANCELMO GOIS

'Um jardim singular' é sobre o jardim do Palácio do Catete

Nosso cinema lá fora
O MoMA, o badalado museu de arte moderna de Nova York, incluiu em sua programação do mês que vem um documentário brasileiro. Trata-se de "Um jardim singular", de Monica Klemz. O filme, feito como trabalho universitário sob supervisão de Francisco Malta, é sobre o jardim do Palácio do Catete, no Rio.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Entra no Centro Cultural da Light a exposição “Ancestralidades Contemporâneas” da fotógrafa Cacau Fernandes


Com entrada franca, a exposição ficará de 21 de janeiro a 01 de março de 2019 no Centro Cultural da Light das 9 horas `as 19 horas.  

Serão quarenta fotografias de quatro manifestações culturais que passeia pela memória afro-brasileira.  Os registros foram feitos na Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro e a exposição no ano passado esteve em São Paulo.

 “Ancestralidades Contemporâneas” por Cacau Fernandes nossa fotojornalista carioca!

Formada em fotografia pela UNESA do Campus João Uchôa, ao qual durante todo o período do curso criou e organizou eventos fotográficos, como exposições, exibições, semanas acadêmicas, oficinas e cursos livres trazendo fotógrafos do mercado profissional de todas as áreas de atuação para compartilhar seus conhecimentos com nossos alunos.  Já trabalhou muito em canais importantes do fotojornalismo,  participou de filmes na área cinematográfica, eventos fotográficos internacionais   e exposições divididas com outros fotógrafos.  Agora ela vem sozinha com uma exposição individual.

 “Cacau sempre se dedicou na área que ama - fotografia -  e fez de sua vivência dentro da universidade uma passagem cheia de registros lindos e eventos inesquecíveis.  Somou muito para a formação do Polo Cultural  do nosso campus.  Não é novidade ver seu esforço sendo reconhecido e seu espaço sendo compartilhado com olhares diversos.  Ela é uma artista que não desiste nunca por mais difícil que pareça ser. Ela briga, ela chora, sorri e realiza. Tenho muito orgulho dela e foi um prazer ouvir suas ideias enquanto aluna, assistir todas sendo realizadas com muita garra e poder ter tido a oportunidade de apoiar pelo Nucine muitas delas.  É sempre motivador assistir e aplaudir o sucesso de um ex-aluno.  Diz a coordenadora Cátia Castilho do Núcleo de Cinema da UNESA João Uchôa.


Vai uma boa pitada do que teremos na exposição.









“Os Cão de Jacobina” e “Nêgo Fugido”, na Bahia, “Lambe Sujo e Caboclinhos”, em Sergipe e “O Bloco da Lama”, no Rio de Janeiro.  Serão 10 fotos para cada manifesto cultural totalizando 40 fotografias.

 Centro Cultural Light - Av. Mal. Floriano, 168 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20080-002

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

O filme "Assunto de Família" - Diretor Kore-eda Hirokazu - estreia dia 10 nos cinemas!

Na próxima quinta-feira, dia 10, estreia nos cinemas o filme do diretor japonês Kore-eda Hirokazu - "Assunto de Família" vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2018, indicado ao Globo de Ouro e pré-selecionado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. 


"Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber dos abusos que ela sofre de seus pais. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem". (Imovision).